O “Kântele”, instrumento musical nacional da Finlândia,
consiste de uma caixa acústica fechada, com 7 a 10 cordas. Sua
forma é variada e a modalidade de afinação depende do uso a
que se destina. Sua origem perde-se no tempo. No conto
mitológico finlandês, “Kalewala”, 50 versos coletados no
início do século passado – há uma referência ao “Kântele”. O
instrumento teria sido construído com ossos de um peixe por um
dos três grandes heróis do conto, o cantor mágico
“Vaeinemoeinen”.
O som que imitia era de tal
beleza que à sua audição o povo chorava sensibilizado.
Atualmente, o “Kântele” tornou-se mais difundido, afinado na
escala pentatônica e é indicado especialmente para crianças
até 9 anos de idade. Utilizado principalmente em terapia
musical, nos jardins de infância e nas três primeiras séries
das Escolas Waldorf. Em sua afinação pentatônica (ré – mi –
sol – La – si, ré – mi – sol – La – si) toda e qualquer
improvisação leva a um resultado agradável e bonito, sem
necessidade de um estudo prévio de notas. Além disso, o seu
som suave e envolvente leva as crianças a se acalmarem.
Acrescente-se a isso a maneira apropriada de portar o
instrumento e fazê-lo soar. É algo especial, é um gesto
acolhedor e envolvente e as cordas não são batidas e nem
puxadas, elas são acariciadas. Na Europa, muitas mães usam o
“Kântele” para ninarem seus filhos devido às características
acima destacadas.
Atualmente, porém, as pessoas que lidam com crianças podem
confirmar que muitas crianças já estão com a audição bastante
prejudicada por causas variadas: ouvir rádio em demasia, morar
em ruas muito movimentadas e ruidosas, etc. Isto se evidencia
na observação da brincar da criança que berra imitando carros
ruidosos ou destrói tudo com muito barulho. Freqüentemente,
essas crianças apresentam dificuldades para conseguir ouvir
uma estória ou música suave adequada para sua idade. Para se
opor a essa tendência o “Kântele” tem se mostrado como um
excelente instrumento. Na “hora da estória”, o professor que
toca alguma música neste instrumento, consegue facilmente que
as boquinhas se calem e se instale a calma e o silêncio
necessário.
Os professores do Jardim de Infância de Wuerzburg (Alemanha)
procuram desenvolver nas crianças que deverão se encaminhar
para a 1ª série, algumas qualidades necessárias, tais como:
ouvir com atenção, concentração e veneração. Com esse intuito,
essas crianças, geralmente de 5 a 6 anos de idade, são
retiradas por uma hora das classes do jardim. Nesse período,
cada criança com o seu “Kântele” aprende a tocar músicas
através da imitação do professor. Após algumas aulas, as
crianças já conseguem fazer o acompanhamento musical dos
teatrinhos e das danças que acontecem no jardim da infância.