Antes dos 3 anos as crianças são muito mais auditivas do que
visuais. Mas de jeito algum isso pode ser colocado como um
processo de musicalização das crianças pequenas. A música de
Bach e Vivaldi podem até estimular mais genuinamente as
crianças pequenas, mas seriam mais indicadas para crianças de
10 a 12 anos. Lá serviriam de conteúdo musical. A música de
Villa Lobos, com exceção do que ele escreveu especificamente
para crianças, é muito complexa nas harmonias para a alma e
disposição corporal da criança pequena. Seria maravilhosa para
trabalhar com a 1a adolescência. O caminho da alegria,
simplicidade, sutileza e beleza que se trilha com a
pentatônica com movimentos e com instrumentos sonoros
adequados como o Kântele é o que mais respeita a naturalidade
infantil e a saúde vital da criança pequena. É verdadeiramente
uma musicalização adequada para crianças pequenas. Em 1o lugar
vem os hábitos e bons costumes musicais da família. O próximo
passo é perceber o que é importante e melhor para a criança
pequena. Em 3o lugar é praticar a música adequada.
Como fazer os educadores e os pais entenderem e perceberem
isso?
Fazendo apresentações interativas. Fazer os pais e professores
vivenciarem, cantarem, tocarem, criarem e representarem esses
momentos musicais. O essencial é que a música é o próprio ser
humano que cria e essa criação acompanha o desenvolvimento
físico, anímico e espiritual dele mesmo e de sua consciência.
A história da música nos mostra esse caminho. Do simples ao
complexo. Hoje é muito comum desenvolver teorias tiradas de um
julgamento ou de uma ideia. Tb a educação musical. Mas vejo
que partes boas ou ruins do todo. Esse todo do desenvolvimento
do ser humano Steiner nos revela de maneira magistral.
Precisamos ser capazes de compreender e de poder defender essa
tese perante o mundo.