Como incentivar a criança no estudo de música em casa!
Queridos Pais,
Um ponto vital no estudo de qualquer instrumento (ou de
qualquer capacidade que se queira adquirir na vida) é o
treino, a repetição. O eco em casa está além do alcance do
professor de música.
O ponto mais importante é o interesse real dos pais de ouvirem
o que a criança toca ou está tentando tocar. Peçam sempre que
ela toque. Entusiasmem-se por ela, com ela. Inventem mil e uma
situações caseiras onde de novo ela pode tocar e aprimorar-se.
Aqui vão algumas dicas (principalmente para os atarefados) que
funcionaram:
● Perguntar sempre o que ela está fazendo em aula e qual
música ela está aprendendo ou qual história está sendo
contada.
● Quando se está cozinhando, no fim-de-semana, a criança pode
tocar uma música, a comida fica mais saborosa, ou os legumes
começam a dançar dentro da panela.
● A acústica dos banheiros geralmente amplia o som do
instrumento, peça à ela para testar a acústica do banheiro, da
cozinha, debaixo da escada, dentro do armário, etc.
● Quando se tem que arrumar a casa, colocar as roupas no
lugar, dar banho no irmão uma música sempre anima. ● Há
certos “livros” que só abrem sua capa ao som de uma música. ●
Os parentes e amigos podem ajudar muito pedindo para a
criança: - Toque aquela de novo para mim. É importante
repetir. ● Uma música para acordar o papai ou a mamãe, ou
o irmão (de surpresa) num domingo por exemplo. ● Uma
música de presente no aniversário da vovó, do vovô, do titio,
natal, dia do cachorro, do gato, etc.. ● “Hoje eu estou
me sentindo um pouco triste, queria muito que você tocasse
aquela música para mim, ela me anima” “Qual”?”“ Aquela que me
lembra o castelo”. ● “Vem, eu rego as plantas com água e
você com música; qual você acha que esta violeta vai gostar?
“Veja como ela está murchinha, vamos animá-la”. ● “Hoje
vamos fazer uma troca, eu guardo seus brinquedos e você toca
enquanto eu guardo.” ● “Você consegue tocar uma música
sem errar uma nota? Ok, se você conseguir eu te faço uma
surpresa” (Lembrem-se de que a criança deverá conquistar a
surpresa, pode levar dias até ela treinar e conseguir
merecê-la). ● Pode-se combinar dela tocar uma música
antes de cada lição de casa e uma no final (para abrir e
fechar o caderno). Só uma vez, não demora nada e vira um
hábito. ● Depois de uma feira ou de um supermercado, as
laranjas e maçãs, o sabão e os fósforos dançam animadamente
para os seus lugares ao som de uma melodia.
Muito importante: em todas essas situações a criança tocará
uma vez a música, quem sabe duas e voltará a brincar. Você
terá muito tempo cozinhando, guardando suas compras, etc. é
claro que a criança poderá continuar se quiser, mas é para ela
sentir que é leve.
Toda grande conquista só é adquirida com treino, repetição,
entusiasmo e perseverança. Nesta idade eles ainda não têm
isso, vamos ajudá-los. O professor precisa de vocês pais,
precisa do eco.